Entre o poder e a palavra: os discursos da plaza San Martin
DOI:
https://doi.org/10.15381/lengsoc.v22i1.23627Palavras-chave:
discurso, poder, legitimidade, ideologia, Plaza San MartínResumo
O objetivo deste estudo é descrever e analisar a reprodução das relações de poder no discurso político dos oradores na praça de San Martín durante o período de 2021. Para a análise do estudo, foi utilizado o estudo de caso da associação Rímac Llaqta, e os discursos feitos pelos seus principais oradores foram seleccionados a partir de fontes audiovisuais. As entrevistas foram também realizadas com os próprios oradores. Tendo em consideração a revisão bibliográfica e a análise dos discursos, bem como a natureza qualitativa e interpretativo do estudo, a investigação argumenta que as relações de poder - que emergem dos discursos - são relações cujo nível de eficácia é incerto, uma vez que estão sujeitas a improvisação, tanto na sua formação como na sua apresentação, o que pode determinar uma resistência eficaz ao poder que estes discursos poderiam criar. A investigação conclui que a reprodução das relações de poder nos discursos políticos de Rimac Llaqta se baseia na legitimidade e domínio do combatente social no conhecimento ideológico e na existência de objectivos visíveis e invisíveis que têm em comum a captura do poder político.
Referências
Álvarez, Y. (2011). El poder y las relaciones de poder en las organizaciones. Algunas aproximaciones teóricas desde las perspectivas de Michel Foucault, Pierre Bourdieu y Max Weber. Gestión & Sociedad, 4(1), 145-161. https://ciencia.lasalle.edu.co/gs/vol4/iss1/10/
Arrunátegui, C. (2010). Ideología y prensa escrita en el Perú: el caso Bagua. Lexis, 34(2), 353-368. https://doi.org/10.18800/lexis.201002.005
Foucault, M. (1998). Historia de la Sexualidad (5.a ed.). Siglo veintiuno editores de España editores. https://www.icmujeres.gob.mx/wp-content/uploads/2020/05/681-4.pdf
Foucault, M. (1999). Estrategias de poder. Paidós. http://www.medicinayarte.com/img/foucault_estrategias_de_poder.pdf
Foucault, M. (2005). El orden del discurso. Fábula Tusquets Editores.
Guerrero, N. y Vega, M. (2015). Reflexiones teóricas sobre discurso político e ideología: un análisis preliminar de las políticas de emprendimiento del gobierno de Piñera (Chile 2010-2014). Revista Uruguaya de Ciencia Política, 24(2), 105-120. http://rucp.cienciassociales.edu.uy/index.php/rucp/article/view/74
Jouvenel, B. (1956). El poder. Editora Nacional.
Lovón, M. (2019). El “ciudadano” amazónico en el discurso político oficial. Lingüística y Literatura, (75), 38-61. https://doi.org/10.17533/udea.lyl.n75a02
Pardo, N. (2022). Comunicación: espacios y memorias colectivas. Estudio de caso. Lengua y Sociedad, 21(2), 113-131. https://doi.org/10.15381/lengsoc.v21i2.22554
Rojas, L. y Suárez, M. (2008). El lenguaje como instrumento de poder. Cuadernos de Lingüística Hispánica, 11, 49-66.
Russell, B. (1968). El poder en los hombres y en los pueblos. Editorial Losada.
Schröder, P. (2004). Estrategias políticas. Fundación Friedrich Naumann.
Ticona, R. (2017). El discurso político en los candidatos presidenciales del Perú 1980-2006 [Tesis de maestría, Universidad Nacional Mayor de San Marcos]. Cybertesis. https://hdl.handle.net/20.500.12672/7919
van Dijk, T. (1994). Análisis crítico del discurso. En T. van Dijk, Discurso, poder y cognición social, conferencias de Teun A. van Dijk (pp. 4-22). Escuela de Ciencias del Lenguaje y Literaturas de la Universidad del Valle.
van Dijk, T. (1999). Ideología y análisis del discurso. Utopía y Praxis Latinoamericana, 10(29), 9-36.
van Dijk, T. (2013). Discurso y Contexto. Gedisa.
Vásquez, M. (2002). Saber y poder: una relación compleja. La lámpara de Diógenes, 3(6), 1-30.
Weber, M. (1964). Economía y sociedad. Fondo de Cultura Económica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kevin de la Cruz
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
LOS AUTORES RETIENEN SUS DERECHOS:
a. Los autores retienen sus derechos de marca y patente, y también sobre cualquier proceso o procedimiento descrito en el artículo.
b. Los autores pueden presentar a la revista Lengua y Sociedad, trabajos difundidos como pre-print en repositorios. Esto debe hacerse conocer en la carta de presentacion del trabajo.
c. Los autores retienen el derecho de compartir, copiar, distribuir, ejecutar y comunicar públicamente el artículo publicado en la revista Lengua y Sociedad (por ejemplo, colocarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en la revista Lengua y Sociedad.
d. Los autores retienen el derecho a hacer una posterior publicación de su trabajo, de utilizar el artículo o cualquier parte de aquel (por ejemplo: una compilación de sus trabajos, notas para conferencias, tesis, o para un libro), siempre que indiquen su publicación inicial en la revista Lengua y Sociedad (autores del trabajo, revista, volumen, número y fecha).