O ensino do espanhol como segunda língua (SSL) em uma comunidade indígena Wayúu, Colômbia

Autores

  • David Malaver Universidad El Bosque, Bogotá, Colombia https://orcid.org/0000-0002-6588-7277
  • Manuel Martínez Universidad El Bosque, Bogotá, Colombia
  • Camila Riveros Universidad El Bosque, Bogotá, Colombia
  • Adriana Tabla Universidad El Bosque, Bogotá, Colombia
  • Ingrid Rodríguez Universidad El Bosque, Bogotá, Colombia

DOI:

https://doi.org/10.15381/lengsoc.v22i1.23829

Palavras-chave:

Espanhol como segunda língua, educação, povos indígenas, metodologia, ensino de segunda língua

Resumo

Este estudo caracteriza o espanhol como uma metodologia de ensino de segunda língua de três professores Wayúu de três escolas em La Guajira (Colômbia), que descreveram as suas práticas de ensino com base nas suas crenças e experiências. Esta investigação segue a metodologia do estudo de caso qualitativo. Os dados foram recolhidos através de um questionário, notas de campo, entrevistas individuais e um grupo focal. Os resultados mostram que a sua metodologia está fortemente ligada à sua visão do mundo, uma vez que harmonizam modelos tradicionais e comunicativos de ensino; também consideram as necessidades dos estudantes e encorajam a responsabilidade de salvaguardar a sua cultura.

Biografia do Autor

  • David Malaver, Universidad El Bosque, Bogotá, Colombia

    Active student from Licenciatura en Bilingüismo con énfasis en la enseñanza del inglés at Universidad El Bosque, Colombia. His research interests include the development communicative skills and Indigenous peoples

  • Manuel Martínez, Universidad El Bosque, Bogotá, Colombia

    Active student from Licenciatura en Bilingüismo con énfasis en la enseñanza del inglés at Universidad El Bosque, Colombia. He is a language enthusiast and his interest in research is depicted by the language teaching methods that have become pivotal within the education system through English.

  • Camila Riveros, Universidad El Bosque, Bogotá, Colombia

    Current English teacher with three years of experience in teaching elementary children. She is an active student from Licenciatura en Bilingüismo con énfasis en la enseñanza del inglés at Universidad El Bosque, Colombia. Her research interests include indigenous communities in Colombia and how they learn Spanish as a second language

  • Adriana Tabla, Universidad El Bosque, Bogotá, Colombia

    Student from Licenciatura en Bilingüismo con énfasis en la enseñanza del inglés at Universidad El Bosque, Colombia, and holds a bachelor degree in preschool education at Universidad Los Libertadores, Colombia. She is a current preschool teacher. Her research interests include teaching methodologies, didactics and indigenous communities

Referências

Barrett, D., and Twycross, A. (2018). Data collection in qualitative research. Evidence-Based Nursing, 21(3), 63-64. https://ebn.bmj.com/content/ebnurs/21/3/63.full.pdf

Baxter, P., and Jack, S. (2008). Qualitative Case Study Methodology: Study Design and Implementation for Novice Researchers. The Qualitative Report, 13(4), 544-559. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2008.1573

Bolaños, G., Ramos, A., Leyva, X., Alonso, J., Hernández, R., Escobar, A., Köhler, A., Cumes, A., Sandoval, R., Speed, S., Blaser, M., Krotz, E., Piñacué, S., Nahuelpan, H., Macleod, M., Intzín, J., García, J., Báez, M., Restrepo, E., … de Sousa Santos, B. (2018). Educación propia, investigación y lucha en el PEBI-CRIC. In Prácticas otras de conocimiento(s): Entre crisis, entre guerras. Tomo I (pp. 383–400). CLACSO. https://doi.org/10.2307/j.ctvn5tzv7.18

Buehl, M., and Fives, H. (2009). Exploring Teachers’ Beliefs About Teaching Knowledge: Where Does It Come From? Does It Change? The Journal of Experimental Education, 77(4), 367-407. http://www.jstor.org/stable/27785544

Comisión Nacional de Trabajo y Concertación en Educación para los Pueblos Indígenas - Contcepi. (2013). Perfil Del Sistema Educativo Indígena Propio - S.E.I.P. https://docplayer.es/11235228-Perfil-del-sistema-educativo-indigena-propio-s-e-i-p.html

Constitución Política de Colombia [Const.]. (1991). Título I, artículo 7. https://www.registraduria.gov.co/IMG/pdf/constitucio-politica-colombia-1991.pdf

Creswell, J. (2018). Educational Research: Planning, Conducting, and Evaluating Quantitative and Qualitative Research (6.th ed.). Pearson.

Consejo Regional Indígena del Cauca. (n.d.). Consejo Regional Indígena del Cauca. https://www.cric-colombia.org/portal/

Enciso, P. (2004). Estado del arte de la etnoeducación en Colombia con énfasis en política pública. Ministerio de Educación Nacional, Colombia. https://redaprende.colombiaaprende.edu.co/recursos/colecciones/MGP1QKX6IRX/LOYQSQXVGLD/19838

López, S. (2013). Estado del arte sobre el español como segunda lengua en Colombia. Lenguas en Contacto y Bilingüismo, 6, 1-47. http://bibliotecadigital.caroycuervo.gov.co/1273/1/Estado%20del%20arte%20sobre%20el%20espanol%20como%20lengua%20extranjera.pdf

Mejía, M. (2009). La educación de la infancia Wayuu a través de los relatos míticos de su cultura [Tesis de pregrado, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá]. Biblioteca General Alfonso Borrero Cabal S.J. http://hdl.handle.net/10554/6660

Mendoza, C. (2019). Estado del arte del diseño de políticas etnoeducativas en Colombia, un estudio desde 2005 hasta 2018 [Tesis de pregrado, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá]. Biblioteca General Alfonso Borrero Cabal S.J. https://repository.javeriana.edu.co/handle/10554/44766

Ministerio de Educación Nacional. (2022). Programa Todos a Aprender del Ministerio de Educación Nacional (Colombia): nota técnica. https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles-363488_recurso_2.pdf

Montgomery, M. (2017). Methodology of Study. In Identity Politics of Difference: The Mixed-Race American Indian Experience. University Press of Colorado. https://doi.org/10.2307/j.ctt1vgwb85.6

Noble, H., and Heale, R. (2019). Triangulation in research, with examples. Evidence Based Nursing, 22(3), 67-68. https://doi.org/10.1136/ebnurs-2019-103145

Nowell, L., Norris, J., White, D., and Moules, N. (2017). Thematic Analysis: Striving to Meet the Trustworthiness Criteria. International Journal of Qualitative Methods. 16(1), 1-13. https://doi.org/10.1177/1609406917733847

Organización Nacional Indígena de Colombia - ONIC. (2022). Nuestra Historia. https://www.onic.org.co/

Pato, E., and Fantechi, G. (2011). Sobre los conceptos de lengua extranjera (LE) y lengua segunda, (L2). ReLingüística Aplicada, 10. http://relinguistica.azc.uam.mx/no010/a11.htm

Pulido, Y. (2012). La etnoeducación bilingüe: logro político y desafío para las etnias. Lenguaje, 40(1), 231-254. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-34792012000100010&lng=en&tlng=es

Rashid, H. (2019). Descartes’ influence on Chomsky’s theory and his analysis of language. Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales, (88), 2621-2631 https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8175497

Richards, J., and Rodgers, T. (2014). Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge Language Teaching Library.

Richardson, V. (2003). Preservice teachers’ beliefs. In J. Raths & A. McAninch (Eds.), Teacher Beliefs and Classroom Performance: The Impact of Teacher Education (pp. 1-22). Information Age Publishing.

Rodríguez, C. (2017). Sistema Educativo Indígena Propio (SEIP): eficiencia, eficacia y efectividad [Tesis de pregrado, Universidad de la Salle]. Ciencia Unisalle. https://ciencia.lasalle.edu.co/lic_lenguas/235

Romero, F. (2015). La educación indígena en colombia: Referentes conceptuales y sociohistóricos. https://www.humanas.unal.edu.co/colantropos/files/5314/7666/8661/la_educacion_indigena_en_Colombia.pdf

Sabarwal, S., Abu-Jawdeh, M., and Kapoor, R. (2022). Teacher Beliefs: Why They Matter and What They Are. The World Bank Research Observer, 37(1), 73-106. https://doi.org/10.1093/wbro/lkab008

Sánchez, S. (2015). Estado del arte sobre el español como segunda lengua en Colombia. Lenguas en Contacto y Bilingüismo: Revista Digital, (6), 1-47. http://bibliotecadigital.caroycuervo.gov.co/1273/

Shirvan, M., Taherian, T., and Taheri, P. (2016). A Synthetic Approach to Methods in Language Teaching. University of Bojnord. https://www.researchgate.net/publication/311229588_A_Synthetic_Approach_to_Methods_in_Language_Teaching-Finalized-_1

Shoente, J. (2017). Educación indígena: Una educación propia del pueblo Nomatsigenga. Lengua y Sociedad, 16(2), 55-64. https://doi.org/10.15381/lengsoc.v16i2.22375

Shwetlena, S., Malek, A., and Radica, K. (2021). Teacher Beliefs: Why They Matter and What They Are. The World Bank Research Observer, 37(1), 73-106. https://doi.org/10.1093/wbro/lkab008

Stratton, S. (2021). Population Research: Convenience Sampling Strategies. Prehospital and Disaster Medicine, 36(4), 373-374. https://doi.org/10.1017/S1049023X21000649

Tondeur, J., van Braak, J., Ertmer, P., and Ottenbreit-Leftwich, A. (2017). Understanding the relationship between teachers’ pedagogical beliefs and technology use in education: a systematic review of qualitative evidence. Educational Technology Research and Development, 65(3), 555-577. http://www.jstor.org/stable/45018567

Downloads

Publicado

2023-05-12

Edição

Seção

Artículos académicos

Como Citar

Malaver, D., Martínez, M., Riveros, C., Tabla, A., & Rodríguez, I. (2023). O ensino do espanhol como segunda língua (SSL) em uma comunidade indígena Wayúu, Colômbia. Lengua Y Sociedad, 22(1), 217-235. https://doi.org/10.15381/lengsoc.v22i1.23829